Monday, February 18, 2008

Reinventar a roda?

A questão da avaliação dos professores já começa a parecer um processo surreal, quase kafkiano. Para qualquer alma com o mínimo de bom senso e de honestidade intelectual, avaliar o desempenho dos professores deste país deverá parecer uma necessidade óbvia. Como tal, as sucessivas resistências que aparecem de múltiplos quadrantes parecem-me sustentadas em alguma má fé e numa visão pouco ambiciosa do que deve ser a Educação em Portugal. Se chegarmos ao consenso que tal deve ser feito (não me parece difícil), falta-nos apenas aprovar o método.

Sem querer parecer simplista, as boas metodologias de avaliação da performance já existem e já deram provas no meio empresarial. De forma sintética, é ter em conta indicadores concretos alinhados com os objectivos e algum feedback quantitativo e qualitativo dos "interessados" no processo. E quais serão eles, neste contexto? Os próprios professores (auto-avaliação), os alunos, os seus pais e a direcção da própria escola. Definam-se esses indicadores e atribuam-se ponderações. E que arranque então o processo. Pela confusão e falta de objectividade que tenho ouvido em relação às metodologias de avaliação, parece que muitos andam preocupados em reinventar a roda...

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