Wednesday, June 03, 2009

Fantasmos do passado...

Antigos dirigentes socialistas e social-democratas de países europeus, incluindo Mário Soares, divulgaram hoje uma declaração defendendo uma nova maioria no Parlamento Europeu que permita a apresentação de um candidato socialista à presidência da Comissão Europeia.
"O Partido Popular Europeu (PPE) já apoiou o seu candidato oficial à presidência da Comissão Europeia. É com expectativa que os socialistas e social-democratas e outros progressistas esperam um candidato oriundo do Partido Socialista Europeu, único partido europeu que pode apresentar uma alternativa à direcção europeia do PPE", refere a declaração assinada por oito antigos dirigentes.
Felipe Gonzalez (Espanha), Lionel Jospin (França), Gerard Schroeder (Alemanha), Paavo Lipponen (Finlândia), Constantino Simitis, (Grécia) e Franz Vranitzky (Áustria) são os antigos primeiros-ministros que assinam a declaração, subscrita ainda por Aleksander Kwasnieski, antigo presidente da Polónia.

In DN

É paradoxal (ou talvez não) esta coligação de figuras do passado que, sem qualquer projecto alternativo, apregoam o seu preconceito ideológico-obsessivo com a Comissão Barroso. Bem dizia Tony Blair: mais do que esquerda ou direita, o combate ideológico faz-se hoje entre a abertura e as possibilidades entusiasmantes da globalização e as mentes fechadas, saudosas dos proteccionismos do passado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home